Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Toxoplasmose – A culpa não é do gato.

Comumente o contagio da toxoplasmose é atribuído aos gatos. Mas isso não é verdade. Muito mais fácil você contrair essa doença por alimentos mal lavados ou malcozidos do que pelo seu gatinho.


Vamos entender?
A toxoplasmose é uma doença contraída através do protozoário chamado “Toxoplasma gondii”. Em pessoas saudáveis, a doença passa despercebida. Para as grávidas com até três meses de gestação, a toxoplasmose é perigosa porque pode passar para o bebê através da placenta.
Pode-se contrair toxoplasmose principalmente de carne crua ou malcozida e de frutas e legumes mal lavados.

E o gato? O que tem na história? 
Algumas pessoas vinculam erroneamente o gato à transmissão da toxoplasmose.

Para o gato ter toxoplasmose, é preciso que ele se alimente com carne crua ou malcozida, baratas e insetos infectados com a doença. Se o seu gatinho tiver uma alimentação saudável (com ração de qualidade) e não sair nas ruas, assim não comendo insetos, a probabilidade de ter toxoplasmose é muito baixa.

Uma vez contaminado, o gato elimina nas fezes os oocistos do parasita. Importante!!! O gatinho elimina somente da primeira vez que contrair a toxoplasmose e por um período de 15 dias.

As fezes do gato contaminado precisam ficar de dois a cinco dias expostas para ter a germinação dos oocistos. Em período inferior a este, não é possível o contagio para ser humano. É sempre importante que a limpeza da caixa higiênica dos eu gato seja diária.

Para o contagio para o ser humano, é necessário que os oocistos germinados entrem em contato com a boca do ser humano. É necessário comer a forma infectante, comer as fezes do gato com os oocistos germinados.
Portanto, a probabilidade de contrair a doença através do seu gato é muito baixa!

Mesmo assim, em caso de gestante o recomendado é que a limpeza da caixa de areia seja feita por outra pessoa. Caso a gestante tenha que fazê-lo, utilize luvas e, como todos devem fazer, lave as mãos após a limpeza da caixa.


Agora que você sabe que os gatinhos não transmitem toxoplasmose, entre no site, adote um dos peludinhos!

A doce Teka tem os olhos mais lindos do Mundo! Quer tanto um carinho e uma família!!



MundoGato
Por um mundo com mais gatinhos no sofá

www.mundogato.org




Nenhum comentário:

Postar um comentário